Passeios e Atrativos 

Os mais belos cenários

Conte conosco para ajudar a organizar o seu roteiro na Chapada Diamantina! A consultoria é feita por uma especialista e os nossos guias são experientes e capacitados.  

ESCOLHA OS PASSEIOS E MONTE O SEU ROTEIRO PERSONALIZADO   

PaiinácioN.JPG

Gruta Da Lapa Doce - Pratinha - Gruta Azul e Morro do Pai Inácio 

Este é um dos roteiros mais visitados da Chapada Diamantina, pois permite conhecer quatro atrativos em um único dia. O passeio inicia visitando a Gruta da Lapa Doce, onde é possível apreciar as belas formações de estalactites e estalagmites. Logo após segue-se até Gruta Azul e um delicioso banho nas águas azuis e cristalinas da Pratinha.  Para finalizar, visita ao Morro do Pai Inácio, principal cartão postal da região, além do pôr do sol mais famoso da Chapada. 

Cachoeira_da_Fumaça.JPG

Cachoeira da Fumaça e Cachoeira do Riachinho 

Localizada no Vale do Capão, a Cachoeira da Fumaça é considerada a segunda cachoeira mais alta do Brasil! Durante a caminhada é possível apreciar a vista para o Vale e para o imponente Morrão. Lá em cima, o mirante da queda, com seus 380m de altura é cercado por enormes paredões rochosos. O visual é de tirar o fôlego! O dia é encerrado com parada para um relaxante banho na Cachoeira do Riachinho.

Sossego.jpg

Cachoeira do Sossego e Ribeirão do Meio 
A Cachoeira do Sossego é considerada uma das principais atrações de Lençóis. A trilha é feita boa parte pelo leito de rio, com trechos de subidas e muitas paradas para banho. Lá é possível se refrescar na cachoeira que tem cerca de 20 metros de queda d'água um grande poço profundo. Na volta visita às piscinas naturais do Ribeirão de Cima e logo então a famosa escorregadeira natural do Ribeirão do Meio para tomar mais um banho refrescante. 

DSCF4008_edited.jpg

Cachoeira do Mosquito  e Poço do Diabo 

A Cachoeira do Mosquito é um dos mais belos atrativos do município de Lençóis. O local possui um mirante de onde é possível apreciar a linda vista da cachoeira. De lá, segue-se por uma caminhada leve até a refrescante queda d'água com cerca de 50 metros de altura.  Os paredões de rocha ao redor e todo o cenário natural em si é exuberante. Em seguida, visita-se o  balneário do Rio Mucugezinho de onde segue a trilha até encontrar o  Poço do Diabo formado pela refrescante cachoeira e ótimo poço para banho. 

DSC_4189.JPG

Parque Municipal da Muritiba 

(Serrano - Salão de Areias Coloridas - Cachoeirinha - Poço Halley - Primavera - Mirante)

O Parque Municipal da Muritiba é um dos locais mais visitados de Lençóis. O passeio começa nos famosos caldeirões do Serrano. Local com uma bela vista da cidade e ótimos poços para banho. Visita-se o Salão de Areias Coloridas, a Cachoeirinha e a Cachoeira da Primavera - uma queda d’água refrescante e energizante. No mirante é possível apreciar a bela vista da cidade.

DSC_1033.JPG

Mini Pantanal do Marimbus e Caldeirões do Rio Roncador 

O roteiro inicia-se na vila quilombola do Remanso, de lá o percurso é feito em canoas ou barcos a remo pelo Marimbus, conhecido como o mini pantanal nordestino. Suas águas tranquilas são repletas de plantas aquáticas e peixes. No local também é  possível observar diversas espécies de aves e borboletas. Após uma leve caminhada chega-se ao Rio Roncador, com excelentes poços para banhos e pequenas quedas d’água.

Buracão.JPG

Cachoeira do Buracão 

Localizada no município de Ibicoara - extremo sul do Parque,  a Cachoeira do Buracão, com seus 85 metros de altura é um dos locais mais belos da região.  No caminho passa pelas belas Cachoeiras do Recanto Verde e das Orquídeas. Para chegar até o Buracão, atravessa um impressionante e sinuoso cânion de quase 100 metros, mais um espetáculo que a natureza oferece.

Cachoeira da Fumacinha.jpg

Cachoeira da Fumacinha (por cima e/ou por baixo)

A Fumacinha é outro grande atrativo do Sul do Parque. Por cima, boa parte da caminhada é pelo gerais do Mochombongo, repleto de orquídeas e outras plantas silvestres.  O local tem uma vista espetacular do cânion que dá acesso a Fumacinha por baixo e das quedas d'água que formam a cachoeira. A Trilha por baixo é percorrida  em meio a um cânion com paredões que chegam a quase 200 metros de altura. A maior parte da caminhada é feita pelo leito do rio e no caminho encontra-se diversos poços para banho. 

Poço_Encantado.jpg

Poço Encantado e Poço Azul 

Estes dois poços de águas super transparentes e coloração azul turquesa impressionam pela beleza singular! No Poço Azul é possível se banhar e fazer a flutuação para sentir a profundidade entre a superfície e seu fundo, que chega a mais de 20 metros em alguns pontos. O Poço Encantado possui uma água tão cristalina que é possível ver o fundo rochoso que chega a ter 60 metros de profundidade em alguns pontos.

Águas_Claras.JPG

Águas Claras 

O passeio começa em frente ao Morro do Pai Inácio e a caminhada contempla um visual incrível! No local é possível de desfrutar das piscinas naturais de águas cristalinas rodeadas por um belo jardim silvestre e com vista do Morrão, um dos mais bonitos e imponentes da Chapada.

Rampa do Caim .jpeg

Rampa do Caim e Ruínas de Igatu 

Partindo-se do vilarejo de Igatu, a trilha é feita por antigos caminhos de garimpeiros. Ao final, chega-se um um mirante com uma uma magnífica vista do Rio Paraguaçu e do Vale do Pati. No caminho passa pelo museu a céu aberto “Galeria Arte e Memória”, onde se encontram diversos utensílios do garimpo e obras de arte. Visita as famosas ruínas das casas de pedras construídas pelos garimpeiros no século XIX. 

Mirante do Vale do Pati

Mirante da Rampa do Vale do Pati 

A trilha se inicia pela subida do Beco do Guiné até alcançar o Gerais do Rio Preto, local de beleza cênica. No caminho parada  para um refrescante banho no rio, em seu poço de águas calmas e escuras. A trilha segue até o Mirante da Rampa onde é possível contemplar a  fabulosa vista que descortina para este belo ambiente do Vale do Pati  - considerado o trekking mais bonito do Brasil e um dos mais lindos do mundo.  

Rapel.jpg

Rapel na Gruta do Lapão 

A Gruta do Lapão possui um portal incrível, com 50 metros de altura. O rapel acontece  no topo da da caverna, de onde se tem um visual maravilhoso, e desce até a base dela. A atividade pode ser feita por qualquer pessoa, de crianças a idosos, dos experientes aos iniciantes. Este é um passeio de meio dia, que pode ser feito pela manhã ou pela tarde.

Nossos guias são especializados em atividades verticais e utilizam equipamentos de segurança certificados.

Escalada_em_Lençóis.jpg

Escalada no Parque Municipal da Muritiba 

A Chapada Diamantina é um dos melhores lugares para praticar escalada no Brasil. A Alta Vista leva você para escalar no Parque da Muritiba, onde se encontram vias de diversos graus. Este setor é considerado um campo-escola, tanto para iniciantes, que terão contato com o esporte pela primeira vez, quanto para profissionais. Além da escalada, o passeio inclui banho de rio e contemplação de paisagens belíssimas. Nossos guias são especializados em atividades verticais e utilizam equipamentos de segurança certificados.

Herculano _edited_edited_edited.jpg

Cachoeira do Herculano

A Cachoeira do Herculano é considerada umas das novas atrações da Chapada Diamantina, porém ainda pouco explorada pelo turismo. A maior parte da caminhada (aproximadamente 2 horas) é pulando pedras em leito de rio, onde é possível se banhar em vários poços refrescantes. Chegando lá a recompensa é garantida com o visual das três quedas d'água com mais de 100 metros de altura que despencam de um cânion belíssimo. 

WhatsApp Image 2022-08-03 at 12.32.50.jpeg

Cachoeira do Samuel 

Com 100 metros de altura, a Cachoeira do Samuel é considerada uma das mais altas da Chapada Diamantina e consequentemente uma das mais belas. Assim como a Cachoeira do Herculano, também é ainda pouco explorada pelo turismo. A caminhada de aproximadamente duas horas, levará até a parte de baixo da queda d'água onde é possível tomar um refrescante banho.